Golpes/Scams de Tarefas ou Falsos Empregos: Não caia na armadilha do dinheiro fácil através de um “emprego” ou tarefa boa/bom demais para ser verdade

Estão a tornar-se cada vez mais frequentes os golpes/scams disfarçados de aplicações ou websites que prometem ganhos fáceis com tarefas simples tais como assistir a vídeos no Youtube, fazer “likes” em publicações ou criar encomendas. Estas aplicações maliciosas enganam os utilizadores, oferecendo pequenas recompensas iniciais, mas na verdade, o ser verdadeiro objectivo é levar as vítimas a pagar para “subir de nível” e estas nunca irão conseguir recuperar ou obter os seus “ganhos”.

Como é que funcionam estes golpes/scams?

Fase 1:
Alguém que não conhece contacta-o por WhatsApp (o método mais comum), facebook, telegram ou por outra forma (o SMS é extremamente raro) prometendo a obtenção de dinheiro fácil em troca de pouco tempo e de uma tarefa muito simples.

Fase 2:
À medida que a vítima vai interagindo na tarefa (p.ex. fazendo likes em páginas de Instagram ou facebook) é lhe imposto um número máximo de tarefas diárias sem pagar. Nesta fase, o scammer/burlão pode inclusivamente fazer pagamentos reais em criptomoedas de pequenos valores (para ganhar confiança para o salto para o nível seguinte). Alguns dias depois a vítima é convidada a fazer um “upgrade” na sua conta para ter acesso a um número ilimitado de tarefas e por forma poder “ganhar” mais dinheiro.

Fase 3:
Se a vítima fez “upgrade” à sua conta os “ganhos” ficam presos na plataforma e ou é necessário pagar mais para desbloquear ou o scammer e a sua rede desaparecem.

Alguns cuidados a ter:
1. Se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.
2. Nunca pague para participar em plataformas ou websites que prometem ganhos fáceis.
3. Pesquise a reputação da aplicação ou website antes de a descarregar ou registar-se e contacte a entidade de forma autonóma sem passar por contactos dados pela entidade que fez a primeira interacção consigo.
4. Além destes “golpes de tarefas” (tasks scams) há outras variantes em crescimento nos últimos meses que são os “fake job scams” (golpes de empregos falsos) que também começam geralmente por uma mensagem de Whatsapp em que o burlão finge ser uma empresa a oferecer um emprego remoto com salário alto e descrição vaga. Após uma rápida entrevista a “contratação” ocorre e a dado ponto é pedido dinheiro para a compra de equipamento (computadores ou telemóveis) que depois será “devolvido” no primeiro pagamento. E este é o scam desaparecendo depois o “empregador”.
5. Se foi vítima de um golpe de emprego, denuncie às autoridades competentes fazendo uma Participação na esquadra mais perto de si e partilhe a sua experiência para ajudar outras pessoas a protegerem-se.

Deixe um comentário