Utilizadores portugueses das plataformas da Meta já começaram a receber notificações por email sobre o uso dos seus dados públicos no treino das ferramentas de inteligência artificial da empresa.

Na sequência do anúncio da Meta, feito na semana passada, de que pretende utilizar informações públicas de adultos na União Europeia para desenvolver a Meta AI, alguns utilizadores em Portugal foram contactados com um email que lhes permite opor-se a essa utilização.

A mensagem da Meta informa que pretende recorrer às interacções com funcionalidades de IA, bem como a dados públicos como publicações e comentários feitos por maiores de 18 anos. Segundo a empresa, o objectivo é melhorar e expandir as capacidades da sua inteligência artificial com base em “interesses legítimos”.

Entre os dados abrangidos encontram-se o nome de utilizador, foto de perfil, atividade em grupos, canais e páginas públicas do Facebook, além de comentários e avaliações feitas no Marketplace ou em contas públicas do Instagram.

A Meta admite ainda que, ao usar dados públicos recolhidos da internet ou obtidos por licenciamento de terceiros, podem estar incluídas informações pessoais.

Para quem quiser impedir que os seus dados sejam usados, a empresa disponibiliza um formulário online ou indica que é possível aceder ao centro de ajuda dos produtos Meta em https://help.instagram.com/contact/767264225370182. Se o pedido de oposição for aceite, a empresa alega que não utilizará estas interacções nem os dados públicos para fins de treino de IA.

No entanto, mesmo com a recusa, a Meta avisa que ainda poderá utilizar dados que estejam visíveis em conteúdos partilhados publicamente, como imagens onde o utilizador apareça, partilhadas por terceiros nas plataformas da empresa.


Mensagem da Meta:

“Sabe como vamos utilizar as tuas informações à medida que melhoramos a IA na Meta

Estamos sempre a melhorar a IA na Meta. A IA na Meta é a nossa coleção de funcionalidades e experiências de IA generativa, como a Meta AI e as Ferramentas Criativas de IA, juntamente com os modelos que as potenciam. Também inclui a disponibilização de modelos através de uma plataforma aberta para apoiar investigadores, programadores e outras pessoas na comunidade da IA.

O que isto significa para ti

Para ajudar a fornecer-te estas experiências, vamos utilizar informações públicas, como publicações e comentários de contas de pessoas com 18 anos ou mais. Isto inclui todas as informações públicas que partilhaste nos Produtos da Meta desde que criaste a tua conta. Também vamos utilizar as tuas interações com as funcionalidades de IA na Meta.

Vamos fazer isto com base em interesses legítimos para desenvolver e melhorar a IA na Meta.

O que podes fazer

Tens o direito de oposição à utilização das tuas informações para estes fins. Se enviares um pedido de oposição, vamos enviar-te um e-mail a confirmar que, daqui para a frente, não vamos utilizar as tuas interações com as funcionalidades de IA na Meta ou as tuas informações públicas dos Produtos da Meta para desenvolver e melhorar os modelos de IA generativa para a nossa IA na Meta.

Se já te opuseste, não precisas de enviar outro pedido.

Também podes alterar o público das tuas informações ou eliminá-lo nas tuas definições.

Mais Informações

Podes saber mais sobre a forma como utilizamos as tuas informações na nossa Política de Privacidade.

Cumprimentos,
A equipa de Privacidade da Meta”

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella