Num encontro realizado em Genebra em dezembro de 2024, que reuniu representantes da China e dos EUA, autoridades chinesas terão reconhecido, de forma indirecta e ambígua, ciberataques contra infraestruturas norte-americanas, associados à campanha conhecida como Volt Typhoon.

Segundo o Wall Street Journal, que divulgou a informação, participaram na reunião membros da administração Biden. A delegação dos EUA interpretou os comentários chineses como uma confirmação tácita de que os ataques foram uma retaliação ao apoio americano a Taiwan.

Após a reunião, os representantes dos EUA concluíram que o objectivo dos ataques seria desencorajar uma eventual intervenção dos Estados Unidos num possível confronto entre a China e Taiwan.

A ofensiva do Volt Typhoon recorreu a vulnerabilidades zero-day e a outras técnicas avançadas, tendo como alvo infraestruturas críticas. Isso levantou receios de que a China possa estar em posição de espiar ou até causar sérios distúrbios nos EUA.

Também foram mencionados os ciberataques do grupo Salt Typhoon, que afetaram várias operadoras de telecomunicações, embora o foco principal do encontro tenha sido mesmo o Volt Typhoon.

Saber mais:
https://en.wikipedia.org/wiki/Volt_Typhoon
https://umbc.edu/stories/what-is-volt-typhoon-a-cybersecurity-expert-explains-the-chinese-hackers-targeting-us-critical-infrastructure/
https://www.microsoft.com/en-us/security/blog/2023/05/24/volt-typhoon-targets-us-critical-infrastructure-with-living-off-the-land-techniques/

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella