A Polícia Judiciária (PJ) alertou para um novo golpe de phishing que usa o nome da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR). Se receber um e-mail solicitando o pagamento de uma multa, desconfie – trata-se certamente de uma fraude! O e-mail fraudulento contém um link para um pagamento imediato, dizendo que, se não for feito dentro do prazo (o famoso “apelo à urgência”), o condutor pode perder pontos na carta de condução.

Este tipo de golpe é uma forma de phishing, onde os criminosos se fazem passar por entidades oficiais para roubar dados pessoais e bancários. Embora os e-mails possam parecer legítimos, é possível perceber erros nos domínios de e-mail ou pequenas alterações no nome das entidades.

Nunca forneça dados bancários ou pessoais por e-mail, pois nenhuma entidade oficial solicita essas informações dessa forma. Se tiver dúvidas sobre uma multa, contacte a ANSR directamente através de http://www.ansr.pt/Pages/Contactos.aspx. E, se receber um e-mail suspeito, denuncie às autoridades enviando-o para o cncs@cncs.gov.pt. (Ironicamente, a 24.03.2025 o site da ANSR não tinha certificado instalado ou estava expirado…)

A fraude é similar a outras já noticiadas e referidas no site da CpC, mas, nesta versão, o e-mail apresenta o nome “Agência Nacional de Gestão de Infrações (ANSR)”, uma entidade que não existe e que ilustra a provável origem brasileira do scam. Embora, por enquanto, erros como este possam indicar o golpe, é possível que, no futuro, os criminosos ajam de forma mais sofisticada, enviando e-mails sem erros especialmente agora com o advento da Inteligência Artificial.

Tenha em conta que este tipo de fraude geralmente ocorre da seguinte forma:
1. O burlado, acreditando estar pagando a multa, insere as suas credenciais bancárias no site falso;

2. Os criminosos acedem à conta bancária e transferem dinheiro para a sua própria conta;
3. Um pop-up é exibido, pedindo para o burlado inserir o código de autenticação enviado pelo banco;

4. Com esse código, os criminosos finalizam a operação e roubam o dinheiro da vítima.

Para saber mais:
https://cidadaospelaciberseguranca.com/2024/09/16/alerta-campanha-de-phishing-novobanco/
https://cidadaospelaciberseguranca.com/2024/02/22/o-que-e-o-phishing-e-como-e-que-o-podemos-combater/
https://cidadaospelaciberseguranca.com/2024/01/15/alerta-de-phishing-campanha-fraudulenta-utiliza-nomes-de-jornalistas-para-enganar-nas-redes-sociais/
https://cidadaospelaciberseguranca.com/2025/01/12/burla-com-noticia-falsa-por-ordem-de-luis-montenegro-os-residentes-de-portugal-comecarao-a-receber-rendimentos-provenientes-dos-impostos/

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

← Back

Your message has been sent

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella