Bikramjit Ahluwalia, um cidadão de 39 anos com dupla nacionalidade do Reino Unido e dos Emirados Árabes Unidos, foi extraditado da Espanha para os Estados Unidos para responder a acusações relacionadas à sua participação em um esquema fraudulento de suporte técnico em larga escala. Ahluwalia, também conhecido como “Biku”, “Internetteam5000”, “Don Bonsa” e “Bobby”, foi indiciado junto com seu co-réu, Andrew Brolese, pelos crimes de conspiração para cometer fraude electrónica, conspiração para lavagem de dinheiro, conspiração para danificar um computador protegido e fraude electrónica.
De acordo com a acusação, entre abril de 2016 e março de 2021, Ahluwalia e Brolese administraram uma empresa de tecnologia registrada nas Seychelles. A empresa gerava tráfego de clientes para call centers no exterior, que faziam parte de um esquema fraudulento baseado no uso de anúncios pop-up maliciosos. Esses anúncios induziam os utilizadores a acreditar que seus computadores estavam comprometidos com erros críticos do sistema ou infecções por malware, levando-os a ligar para um número fornecido na mensagem.
Muitas das vítimas, especialmente idosos com 55 anos ou mais, foram enganadas por funcionários dos call centers, que diagnosticavam falsos problemas em seus computadores e as pressionavam a adquirir serviços de suporte técnico desnecessários e de alto custo. O esquema teria arrecadado mais de 31,2 milhões de dólares em pagamentos ilícitos.
O crime de conspiração para cometer fraude electrónica e a fraude electrónica em si podem resultar numa pena máxima de 30 anos de prisão. Além disso, a conspiração para lavagem de dinheiro pode levar a até 20 anos de prisão, enquanto a conspiração para danificar um computador pode acarretar mais 5 anos de detenção.
Fonte:
ImmuniWeb

Deixe um comentário