As autoridades russas têm investido somas significativas na criação de uma vasta rede de contas falsas em redes sociais, na fabricação de sites de notícias falsos e na disseminação de desinformação.

O regime de Vladimir Putin destina até dois mil milhões de euros por ano para operações de desinformação em grande escala na Alemanha, com o objectivo de influenciar os resultados das eleições para o Bundestag, segundo informações do jornal “Bild”, com base em relatórios de agências de inteligência alemãs.

Estes fundos russos são supostamente usados para criar perfis falsos nas redes sociais, desenvolver sites de notícias falsas e espalhar informações enganosas.

O propósito dessas acções é o de enfraquecer políticos alemães legítimos e, ao mesmo tempo, fortalecer forças pró-Kremlin, conforme destaca o relatório.

O Serviço Federal de Segurança da Informação da Alemanha (BSI) já identificou tentativas de invasão em sites e servidores que armazenam dados de eleitores, de acordo com um documento da agência.

“A Rússia está a utilizar todo o seu arsenal: desde a interferência deliberada nos debates políticos até ciberataques contra infraestruturas críticas e incitação,” declarou Thomas Haldenwang, ex-chefe do Escritório Federal para a Proteção da Constituição. Analistas também identificaram centenas de posts manipulativos em redes sociais com o objectivo de minar o apoio à Ucrânia e promover grupos de extrema-direita na Alemanha.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella