O artigo https://www.forbes.com/sites/zakdoffman/2025/01/16/nsa-warns-iphone-and-android-users-disable-location-tracking/ merece uma leitura atenta por parte de todos aqueles que se interessam por questões relacionadas com cibersegurança e privacidade.

O artigo da Forbes aborda os perigos associados ao rastreamento de localização em smartphones e a necessidade de os utilizadores tomarem medidas para proteger a sua privacidade. Apesar de medidas de segurança melhoradas por parte da maioria dos fabricantes, os dados de localização continuam a ser recolhidos por aplicações e podem ser usados por anunciantes, governos e até cibercriminosos. O recente caso da empresa Gravy Analytics revelou um enorme volume de dados sensíveis que foram expostos, incluindo movimentos precisos de milhões de utilizadores:
https://cidadaospelaciberseguranca.com/2025/01/09/alerta-sobre-violacao-de-dados-na-gravy-analytics-riscos-e-propostas-de-accao/

Os dados de localização são obtidos principalmente através de aplicações que recolhem informações com base nas permissões que os utilizadores concedem. Além disso, o identificador de publicidade dos dispositivos (ad ID) é amplamente utilizado para rastrear atividades online, ligando informações pessoais e comportamentais. Isto não só é uma ameaça à privacidade dos utilizadores, como também representa riscos de segurança nacional se estes forem pessoas com acesso a sistemas ou informações classificadas.


A CpC recomenda algumas medidas que pode aplicar no seu Smartphone:

1. Reduzir as permissões das aplicações: Limitar o acesso a dados de localização apenas quando necessário alterando as permissões app a app ao mínimo estritamente necessário.

2. Desactivar rastreamento publicitário:
Abra as configurações do seu dispositivo Android.
Navegue a Privacidade ou Google (o nome pode variar dependendo da versão do Android e da interface do fabricante).
Seleccione Anúncios ou Anúncios e privacidade.
Active a opção Desactivar personalização de anúncios o que impedirá que as aplicações usem o identificador de publicidade para criar perfis personalizados.

3. Redefinir o identificador de publicidade
No mesmo menu acima (Anúncios ou Privacidade > Anúncios):
Toque em Redefinir ID de publicidade
Confirme a acção ao ser solicitado. Isto gera um novo identificador, eliminando associações anteriores. Repita regularmente esta opção.

4. Desactivar serviços de localização – Quando não forem necessários, desligar a funcionalidade. Confirme essa opção App a App no Play Store e em “Segurança dos Dados”. Se achar que não há justificação para que a App e o seu fabricante acedam à sua geolocalização remova a app e se precisar mesmo dela, reinstale recusando essa permissão quando esta for pedida.

6. Rever permissões regularmente: Verifique quais são as Apps estão a aceder à localização e outros dados sensíveis.

Propostas CpC: Iniciativa Cidadãos pela Cibersegurança:
1. Campanha Nacional de Sensibilização:

Informar os cidadãos portugueses sobre os riscos do rastreamento de localização, incentivando boas práticas de privacidade digital, como limitar permissões de apps e redefinir identificadores publicitários.
2. Legislação para Reforço da Privacidade:
Implementar regulamentações mais rigorosas sobre a recolha e o uso de dados de localização por empresas e aplicações. A criação de multas severas para empresas que vendam ou exponham dados sem consentimento pode ser um incentivo para melhores práticas.
3. Ferramentas e Recursos Gratuitos:
Use a “Protecção Contra Rastreamento em Apps”: uma funcionalidade do Navegador Privado DuckDuckGo para Android que ajuda a bloquear rastreadores de terceiros nas suas Apps, mesmo quando não as está a usar. Quando está activada, esta função detecta quando outros aplicativos no seu dispositivo estão prestes a enviar dados para empresas de rastreamento de terceiros presentes na lista de rastreadores da DuckDuckGo, bloqueando a maioria dessas solicitações.
Para activar a Protecção Contra Rastreamento em Apps, basta instalar o Navegador Privado DuckDuckGo no seu Android. Em seguida, ao abrir a App pela primeira vez verifique se está seleccionada a “Protecção Contra Rastreamento em Apps”
4. Educação Digital nas Escolas e Academias/Universidades Séniores:
Incorporar no currículo escolar temas sobre segurança digital, focando na proteção de dados pessoais, incluindo os relacionados com localização.

A CpC acredita que estas iniciativas poderiam ajudar a reduzir os riscos de exposição de dados e proteger a privacidade dos cidadãos em Portugal.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

← Back

Your message has been sent

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella