Uma burla recentemente reportada à CpC está a decorrer nas redes sociais (sobretudo no Twitter/X e reddit) em que um burlão publica um post perguntando se alguém se lhe quer juntar numa licença “família Spotify” https://www.spotify.com/pt-pt/family/?utm_source=pt_brand_contextual_text&utm_medium=paidsearch&utm_campaign=alwayson_europe_pt_performancemarketing_family_brand+contextual+text+pt+google&gclsrc=aw.ds&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA9667BhDoARIsANnamQYC-hpQyb599D2Tl35TVos–4ndfV_BriiU_6X81Pc_lV24iggFXhkaAhdCEALw_wcB em que “6 contas Premium para membros da família que vivam na mesma casa. 13.99 EUR/mês. Cancela quando quiseres.”

Após uma troca de mensagens a subscrição familiar é concretizada e a conta Spotify é activada. O problema ocorre dias depois quando o Spotify avisa que a conta família foi removida e o burlão avisa os que aderiram ao plano que estava a trocar a conta familiar pela sua contra pessoal. Pouco depois o burlão apaga as contas e mensagens e desaparece de cena.

Estratégia do Burlão:
1. O burlão publica nas redes sociais uma oferta aparentemente legítima para partilhar uma conta Spotify Família, onde até 6 pessoas podem usar contas Premium por 13,99 EUR/mês (25.12.2024). Contudo, a condição do Spotify para esse plano é que todos os utilizadores devem viver na mesma morada, mas esse detalhe crucial é ignorado nas comunicações do burlão.
2. Depois de contactar o burlão, este inclui os utilizadores no plano familiar e activa as contas Premium. Os utilizadores aderentes começam a usar as contas Premium, acreditando que o plano é legítimo e que vão, de facto, poupar dinheiro.
3. Alguns dias depois, o Spotify detecta que os utilizadores não vivem na mesma morada, o que viola as regras do plano. Como resultado, a conta familiar é cancelada ou os utilizadores são removidos. O burlão aproveita esta situação para informar os utilizadores que está a “trocar o plano para conta pessoal” e desaparece, apagando mensagens e contas em redes sociais.
4. Os utilizadores ficam sem acesso ao serviço Premium e perdem o dinheiro pago ao burlão.

Dado que todas as comunicações ocorrem nas redes sociais, é fácil para o burlão apagar as contas criadas e evitar ser localizado.

Como Podemos Prevenir Esta Burla?
1. Não partilhe ou aceite convites para planos familiares de estranhos.
2. Leia os termos e condições do Spotify ou de qualquer outro serviço para entender as restrições de uso para garantir que a sua conta e investimento não serão desperdiçados.
3. Inscreva-se apenas em planos oferecidos diretamente pelo Spotify e partilhe com familiares que vivam na mesma casa.
4. Não recorra a sites de partilhas de contas que são um terreno fértil para estes burlões.
5. Reporte todas as publicações fraudulentas nas plataformas de redes sociais para evitar que mais pessoas sejam enganadas.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella