Bruxelas ordenou que Elon Musk divulgue as mudanças recentes feitas nas recomendações do X, intensificando uma investigação sobre o papel da plataforma na política europeia.

A investigação pela Comissão Europeia, anunciada na sexta-feira, exige que o X entregue documentos internos relacionados com o seu algoritmo de recomendações. A Comissão também emitiu uma “ordem de retenção” para todos os documentos relevantes sobre como o algoritmo poderia ser alterado no futuro.

Além disso, o regulador da UE solicitou acesso a informações sobre como a rede social modera e amplifica conteúdo.

A medida segue as queixas na Alemanha e França, segundo as quais o algoritmo do X está a promover conteúdo de extrema-direita. Com efeito, Elon Musk já exprimiu publicamente o seu apoio ao partido de extrema direita “Alternativa para a Alemanha” (AfD), argumentando que a AfD salvará a maior nação da Europa do “colapso económico e cultural”.

Na sexta-feira, o chanceler alemão Olaf Scholz endureceu o discurso contra Musk ao AfD descrevendo a sua interferência nas eleições alemãs como “completamente inaceitável”. A AfD actualmente ocupa a segunda posição nas sondagens, com cerca de 20% das preferências dos eleitores, à frente dos social-democratas de Scholz e da União Democrata Cristã.

Quando questionado se esta investigação era uma resposta a uma conversa em audio no X de Musk na semana passada com a co-líder do AfD, Alice Weidel, na qual esta teve total liberdade para promover o partido e fazer afirmações falsas sobre Adolf Hitler, um porta-voz da Comissão disse que a nova solicitação ajudava a “monitorizar os sistemas em torno de todos esses acontecimentos que estão a ocorrer”.

Na semana passada, Damian Boeselager, membro do Parlamento Europeu, escreveu para Virkkunen exigindo uma investigação sobre se o uso de algoritmos pela plataforma de mídia social atendia aos requisitos de transparência da UE: “Há alegações de que Musk está promovendo os seus próprios tweets”.

A este propósito recordamos as propostas CpC:
https://cidadaospelaciberseguranca.com/2025/01/12/quais-seriam-as-vantagens-dos-algoritmos-do-feed-das-redes-sociais-serem-obrigatoriamente-publicos/ porque “acreditamos que a obrigatoriedade de tornar os algoritmos dos feeds de redes sociais públicos pode trazer diversas vantagens, principalmente no que diz respeito à transparência, à equidade e ao impacto social”.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella