O ISP russo Nodex informou estar a trabalhar na recuperação dos seus sistemas após um ataque cibernético devastador ocorrido esta semana. O ataque comprometeu a sua rede e apagou servidores internos, resultando numa interrupção total do acesso à internet para os seus clientes na Rússia.
De acordo com dados da Cloudflare, empresa especializada em monitorização de tráfego e tendências da internet, a interrupção começou na noite de 6 de janeiro e mantém os níveis de tráfego a 0% para os clientes da Nodex.
Numa publicação na rede social russa VK, a Nodex confirmou o ataque cibernético. “A rede foi destruída. Estamos a restaurá-la a partir de cópias de segurança”, declarou a empresa. O ISP ainda não apresentou um prazo para a recuperação total.
Posteriormente, a Nodex atribuiu o ataque a hackers ucranianos, afirmando que causaram uma “falha completa” na infraestrutura da empresa.
O grupo de hackers chamado Ukrainian Cyber Alliance reivindicou a responsabilidade pelo ataque, partilhando capturas de ecrã de servidores críticos da rede interna da Nodex.
“O fornecedor de internet russo Nodex, em São Petersburgo, foi completamente saqueado e apagado. Os dados foram extraídos, enquanto o equipamento vazio e sem cópias de segurança foi deixado para trás”, afirmou o grupo numa publicação no Telegram. As imagens divulgadas mostram o acesso à rede interna da Nodex, incluindo sistemas de máquinas virtuais, backups e outros sistemas críticos.
Segundo o portal The Record, que divulgou inicialmente a notícia do ataque, o Ukrainian Cyber Alliance é um grupo de ativistas pró-Ucrânia formado em 2016. Desde a invasão russa em larga escala à Ucrânia, em 2022, o grupo tem direcionado ataques contra entidades russas.

Deixe um comentário