As autoridades de França, Países Baixos, Itália, Lituânia e Espanha, com o suporte da Eurojust e da Europol, coordenaram uma acção internacional no dia 3 de dezembro, que levou ao desmantelamento do MATRIX, um serviço avançado de mensagens encriptadas amplamente utilizado por redes criminosas.

O serviço foi identificado inicialmente pelos Países Baixos, quando foi encontrado num telemóvel pertencente a um criminoso condenado por homicídio. Isto desencadeou uma investigação aprofundada, revelando que o MATRIX era ainda mais sofisticado do que outras plataformas similares, como o Sky ECC e o EncroChat. Desenvolvido por e para criminosos, o sistema operava através de uma rede de mais de 40 servidores em vários países, com os principais localizados em França e Alemanha. A adesão ao serviço era exclusiva, limitada apenas a utilizadores convidados.

A cooperação entre as autoridades dos Países Baixos e França foi fundamental para o avanço das investigações, permitindo a interceptação em tempo real de mais de 2,3 milhões de mensagens em 33 idiomas. Essas comunicações estavam relacionadas com crimes graves, como tráfico internacional de drogas, armas e lavagem de dinheiro.

Durante a operação, foram realizadas buscas e detenções em diversos países. Em França, um suspeito foi preso e sua residência revistada. Na Espanha, dois indivíduos foram detidos com base em mandados europeus, e outras propriedades foram alvo de buscas. Além disso, os servidores centrais do MATRIX foram desativados, e uma mensagem na plataforma notificou os utilizadores sobre a interrupção do serviço.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella