Na noite de sexta-feira, 29 de novembro, utilizadores dao fornecedor de serviços de internet russo RuNet enfrentaram uma falha generalizada que teve impacto em serviços bancários, de entregas, operadoras de telecomunicações e sistemas de reservas de companhias aéreas.

De acordo com o Downdetector, por volta das 19:00 (horário de Moscovo), problemas foram registrados em plataformas como Yandex Food, Cian, Lamoda, Magnit, Burger King, Cooper, Vkusno-i Tochka, MTS, MTS Bank e Alfa-Bank. Os relatos mais frequentes foram relacionados coom falhas em aplicações móveis e sites.

A Aeroflot teve dificuldades no sistema de reserva e reembolso de passagens. Segundo a assessoria de imprensa da empresa, ficou mais complicado emitir, alterar e devolver bilhetes e serviços adicionais em todos os canais de vendas. A falha afectou o sistema Leonardo (Sirena-Travel), que também teve impacto nas operações da companhia aérea Izhavia.

Segundo a Interfax o problema teve origem no Yandex Cloud. Um representante do serviço confirmou as dificuldades técnicas, explicando que isso causou uma “degradação dos serviços” para alguns clientes.

O Centro de Monitorização e Controle da Rede Pública de Comunicações (CMU CCCN) da Roskomnadzor informou que a interrupção em serviços bancários, de entrega e telecomunicações foi provocada por problemas em um dos serviços de nuvem. O CMU garantiu que especialistas já estão trabalhando para diagnosticar e corrigir o problema, e que os serviços serão restaurados em breve.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella