A polícia australianoa afirma que homens com mais de 35 anos foram visados por alegados burlões nas Filipinas, onde mais de 250 pessoas foram detidas.

Segundo a polícia, os suspeitos trabalhariam em turnos a partir de um complexo para se alinharem com os fusos horários australianos, ganhando a confiança das vítimas antes de pedir que investissem o seu dinheiro numa plataforma fraudulenta de negociação de criptomoedas.

A Polícia Federal Australiana (AFP) identificou até agora 50 australianos como alvos deste call center. Contudo, com base em informações das autoridades filipinas, a polícia acredita que o número de vítimas australianas possa ascender a milhares.

As autoridades filipinas apreenderam mais de 300 computadores, mais de 1.000 telemóveis e milhares de cartões SIM durante a execução de um mandado de busca relacionado com suspeitas de violações de imigração. Posteriormente, a polícia deteve mais de 190 estrangeiros e 68 cidadãos filipinos por alegados crimes de imigração.

A AFP investigou o complexo logo após a operação, no âmbito da “Operação Firestorm”, destinada a desmantelar redes de crime organizado que operam no estrangeiro e burlam australianos através de esquemas românticos, de investimento ou de criptomoedas.

David McLean, comissário adjunto da AFP, afirmou que esta foi a primeira vez que os investigadores tiveram acesso a um complexo alegadamente usado para esquemas fraudulentos durante a operação.

“Recolhemos informações valiosas sobre a estrutura destes centros de chamadas [alegadamente] fraudulentos, como eles visam os australianos e formas de identificar as vítimas”, explicou McLean.

“Um especialista em criptomoedas da AFP teve uma visão única sobre as [alegadas] estruturas financeiras e de lavagem de dinheiro operadas nestes centros, o que será extremamente útil para desenvolver as nossas estratégias de combate a este tipo de crime que afeta a Austrália.”

Fotografias divulgadas pela AFP também mostram cartões SIM alegadamente encontrados no complexo em Manila.

Num comunicado, a AFP alertou os australianos para se manterem vigilantes contra esquemas de burla romântica e céticos perante pedidos urgentes de informações pessoais ou dinheiro. A polícia apelou ainda à denúncia de perfis suspeitos.

“Os burlões românticos podem professar amor ou fortes emoções rapidamente para manipular emocionalmente as suas vítimas. Estejam atentos a estes sinais”, alertou a AFP.

“Sempre que possível, verifiquem a identidade da pessoa com quem estão a comunicar online. Solicitem videochamadas ou encontros presenciais.”

“Confiem nos vossos instintos. Se algo parece demasiado bom para ser verdade, provavelmente é.”

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella