A Google tem aprimorado o Android. Embora nem sempre sejam visíveis ou exijam interacção, essas melhorias reforçam a proteção dos utilizadores. Uma nova funcionalidade está agora a ser lançada para detectar apps maliciosas que recolhem dados sem consentimento.

A Google apresentou uma actualização do Play Protect durante o I/O em maio, usando modelos de IA no dispositivo para proteger os utilizadores contra apps mal-intencionadas. A funcionalidade de Detecção de Ameaças em Tempo Real, chamada Live Threat Detection, está a ser lançada primeiramente nos dispositivos Pixel da Google.

Essa funcionalidade analisará a forma como as apps interagem com permissões confidenciais e outros serviços, para identificar apps prejudiciais. Ao detectar comportamentos suspeitos, o sistema alertará imediatamente o utilizador, recomendando medidas de proteção.

O sistema enviará uma notificação sempre que identificar uma app insegura, incluindo um link para o Play Protect para ajudar na remoção. A Google garante que a funcionalidade é capaz de identificar apps que tentam esconder o seu comportamento ou permanecem inativas antes de realizar atividades suspeitas.

A Deteção de Ameaças em Tempo Real focará inicialmente em Aplicações móveis que recolhem dados pessoais sem consentimento, mas a Google planeia expandir essa proteção a outros tipos de apps no futuro.

Para preservar a privacidade dos utilizadores, a funcionalidade usa IA no próprio dispositivo, que analisa o comportamento das apps sem enviar dados para a nuvem, graças ao Private Compute Core.

O recurso está disponível no Google Play Protect para o Pixel 6 e modelos mais recentes. Em breve, dispositivos de outros fabricantes Android também terão acesso a essa funcionalidade, ampliando a segurança para mais utilizadores.”

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella