Nos últimos meses parece estar em actividade uma rede angolana que opera a partir deste país lusófono, utiliza também abordagens via whatsapp e coordena entre si as operações criminosas. A regra é usarem perfis falsos mas também foram detectados perfis reais de mulheres jovens (entre os 18 e os 35 anos) africanas, algumas afirmando residirem em Portugal ou no Reino Unido mas a maioria admitindo viverem em Angola.
A burla que está aqui em causa é o “golpe romântico” (“romance scam”), também conhecido como “golpe de namoro online”, é um tipo de fraude onde os burlões criam perfis falsos em sites de relacionamentos como o Tinder ou o Gindr, plataformas de redes sociais como o facebook (onde concentram a sua actividade devido à idade média dos seus utilizadores) ou Aplicações móveis especializadas em encontros para estabelecer um relacionamento romântico com alguém com a intenção de enganar e eventualmente aplicar uma fraude nessa pessoa. Estes golpes são emocionalmente manipulativos e têm impactos financeiros e emocionais muito significativos nas vítimas.
Método dos “Golpes Românticos” ou “Romance Scams”:
1. Criação do Perfil: Os golpistas criam perfis falsos usando fotos roubadas – frequentemente descobertos em campanhas publicitárias, sites de stockart ou de modelos e informações fabricadas. Algumas vezes usam perfis de pessoas conhecidas nos Media. O primeiro alerta de que está perante um “romance scam” é quando a fotografia escolhida é de uma pessoa muito atraente, que aparenta nas suas fotografias e publicações ter uma situação financeira desafogada, ser de confiança (fotografias com a “família” e amigos são comuns) e tem sucesso na vida. Essa construção faz parte do processo de captura do alvo para credibilizar o momento em que lhe irá pedir dinheiro ou informações de natureza financeira.
2. Depois de criado o perfil (geralmente os burlões têm vários perfis activos ao mesmo tempo) este começa a procurar os seus alvos: procura sobretudo homens de meia idade, preferencialmente reformados e com situação financeira estável que revelem nas suas fotografias terem viajado ou terem carros ou viverem desafogados. Se não tiverem fotografias de família (mulher e filhos) são alvos preferenciais porque poderão estar sozinhos e à procura de uma relação romântica.
3. Contacto Inicial: O burlão entra em contacto com a potencial vítima, geralmente numa abordagem muito simples “Como estás?” “Olá!”, “Bom Dia!”. Logo no começo da interacção usa elogios e expressões afectuosas como parte do processo de captação do alvo e sabendo que a maioria de nós tem uma capacidade quase infinita para acreditar em elogios sendo esse um padrão comum com as pessoas que são manipuladoras. O objectivo nesta fase – geralmente breve – é estabelecer uma ligação emocional com a vítima. Se tiver sucesso o burlão passa à fase seguinte.
3. Construção do Relacionamento: Com o tempo, o burlão investe esforço em construir um vínculo emocional profundo. Pode partilhar histórias pessoais (geralmente fabricadas) e expressar sentimentos fortes pela vítima. O objectivo é ganhar a confiança e criar um laço de dependência emocional com a vítima.
4. Pedido de Dinheiro: Quando o burlão considerar que o alvo está “maduro”: isto é que estabeleceu um vínculo emocional suficientemente forte – algo que pode demorar dias ou mesmo semanas – o burlão entra na fase de monetização/”retorno” do seu investimento em tempo. Nesta fase e dependendo das histórias contadas, do perfil da vítima e dos seus interesses o pedido de dinheiro pode assumir várias formas sendo esta a fase em que o método mais varia dependendo da imaginação e experiência do burlão:
Emergências médicas
Despesas de viagem para visitar a vítima ou um familiar doente
Taxas legais ou problemas financeiros temporários (“a minha conta bancária está bloqueada”)
Oportunidades de negócios (geralmente envolvendo investimentos em criptomoedas)
Conselhos para que se possa proteger de “Golpes Românticos”:
1. Seja Céptico: Desconfie de pessoas que rapidamente expressam sentimentos fortes e pedem informações pessoais ou financeiras.
2. Verifique a Identidade: Use ferramentas de pesquisa de imagens para verificar se as fotos da pessoa são usadas em outros perfis ou sites:
https://yandex.com/images/ (russo mas o melhor)
https://tineye.com/
https://images.google.com/
3. Não Envie Dinheiro: Nunca envie dinheiro ou informações financeiras para alguém que conheceu online, especialmente se nunca o encontrou pessoalmente. Muito frequentemente estes burlões evitam chamadas de imagem real uma vez que assim exporiam a sua nacionalidade (sotaque) ou o uso de uma imagem falsa de perfil. Só quando dominam a língua na perfeição ou usam imagens reais de perfil (o que é raríssimo) é que aceitam entrar numa chamada de vídeo com a vítima.
4. Denuncie: Se suspeitar de um golpe, denuncie o perfil à plataforma onde o contacto foi feito: Se esta for o facebook, o X ou o Instagram, as possibilidades – infelizmente – de bloquearem a conta são extremamente baixas: a média é inferior aos 10% de todas as contas denunciadas. Se ao navegar no perfil desse burlão encontrar pessoas com quem ela fez “amizada” e com quem deve também estar a trocar mensagens com o mesmo tipo de burla: avise-os numa mensagem privada.
6. Converse com Amigos e Familiares: Partilhe suas experiências e preocupações com pessoas de confiança para obter uma perspectiva externa. Não desenvolva uma relação romântica online com ninguém sem antes pedir a opinião ou comentários de um amigo ou familiar.
6. Eduque-se! Esteja ciente dos sinais comuns de golpes românticos e mantenha-se informado sobre as tácticas mais recentes usadas pelos burlões.
7. Se já foi vítima, se já teve perdas financeiras: Apresente uma Participação nas Autoridades: pode ser difícil identificar o burlão (porque este opera geralmente a partir de outros países sejam estes a Rússia, Ucrânia um país africano lusófono) mas pelo menos o crime fica registado e a prazo as autoridades podem investir mais tempo e meios nestas investigações.
Infelizmente proteger-se de golpes românticos requer vigilância e uma abordagem céptica ao interagir com pessoas online. Se algo parece bom demais para ser verdade (principalmente a fotografia de perfil): Muito Provavelmente é mesmo!

Deixe um comentário