Alguns conselhos e recomendações:

1. Opte por utilizar mais de 8 caracteres nas suas senhas:
Esta é uma regra básica mas crucial ao escolher uma nova senha. A extensão da senha é directamente proporcional à sua segurança. Quanto mais caracteres utilizar, mais difícil será para alguém descobri-la em caso de um ataque.

2. Varie entre letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos ou use frases longas:
Esta regra complementa a anterior. Evite sequências óbvias, como “abcdefghi” ou “123456789”, porque são fáceis de deduzir. O ideal é misturar letras, números e símbolos, tornando a senha mais complexa e difícil de ser hackeada. Idealmente, escolha palavras-frases, longas e fáceis de memorizar que, portanto, não precisa de escrever. Portanto, combine diferentes elementos em suas senhas e evite escolhas previsíveis, como nomes de familiares ou animais de estimação.

3. Nunca escreva as suas senhas em papel:
As suas senhas são informações confidenciais que só você deve conhecer. Evite anotá-las em papel, pois isso pode expô-las a pessoas não autorizadas, tanto internas quanto externas ao seu ambiente.
Note que transportar senhas por escrito entre casa e escritório aumenta ainda mais o risco de perdê-las em locais públicos. Se o fizer não anote os nomes de utilizador a que correspondem essas senhas.

4. Não repita a mesma senha em diferentes sites.
Essa regra é fundamental. Mesmo que a sua senha seja forte, nunca a use em mais de um site ou serviço. Se uma senha for comprometida num, pode ser usada para aceder a outros serviços importantes, tais como contas de redes sociais ou bancos.

5. Altere as suas senhas a cada 3-6 meses.
Embora esta prática tenha sido comum no passado, a sua eficácia tem sido questionada nos últimos anos. Em vez de mudar regularmente por obrigação, é mais seguro mudar as senhas periodicamente, garantindo que cada nova senha seja tão segura quanto ou mais do que a anterior e, sobretudo, que use senhas mais longas (e memorizáveis).
Além disso, sempre que houver indícios de comprometimento de uma senha, altere-a imediatamente.

6. Regra Extra: Utilize um gestor de senhas.
Considerar o uso de um gestor de senhas é tão importante quanto as outras regras. Com a quantidade de contas que actualmente todos temos, é impossível recordar de todas as senhas, principalmente se estas seguirem padrões complexos.

Os gestores de senhas, como Bitwarden, LastPass, Dashlane, Secrets, KeepPass ou RoboForm, permitem criar senhas fortes, armazená-las de forma segura e partilhá-las de maneira privada. Desta forma, só precisa lembrar-se da senha do seu gestor, mantendo as demais protegidas numa base de dados criptografada.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella