
Recentemente foi descoberto um grande conjunto de informações publicadas no GitHub que parecem corresponder a dados obtidos nos serviços de informações de Pequim.
Entre todos estes dados destacam-se os metadados de todas as chamadas telefónicas realizadas no Casaquistão. Isto pode significar que os serviços de informações obtiveram acesso a um ou a vários operadores de telefonia casaques. Não foi relevado como é que este acesso foi obtido mas tendo este país da Ásia Central entregue a rede 5g à Huawei empresa suspeita de ligações demasiado próximas ao regime de Pequim e que na China – por lei – todas as empresas são obrigadas a colaborar com o regime não é absurso pensar que esta foi a fonte destes dados.
Bem esteve o governo português quando seguindo as recomendações da União Europeia baniu as fabricantes chinesas das redes 5g nacionais (o governo espanhol não teve esta prudência). A Huawei apresentou uma queixa contra a República portuguesa mas o que aconteceu no Casaquistão reforça a necessidade de manter longe das nossas redes empresas controladas directa ou indiretamente pelo governo chinês.
Para saber mais:
https://www.globaltimes.cn/page/202310/1299974.shtml
https://eco.sapo.pt/2024/02/23/ao-contrario-de-portugal-governo-espanhol-recusa-restringir-huawei-dias-apos-visita-de-ministro-chines/3q1,
Deixe um comentário