O termo “Malware” é recente e é, de facto, uma abreviatura de “malicious software” e refere-se a qualquer software malicioso desenhado especificamente para causar danos ou empreender acções indesejadas num computador ou telemóvel.

O malware pode ser de vários tipos:
1. Vírus: programas que se replicam automaticamente e podem corromper ou apagar ficheiros sendo esta a forma mais antiga de malware.
2. Vermes: programas que se propagam automaticamente de um computador para outro através de redes informáticas e que podem não ter outro fim se não o da sua própria reprodução podendo, contudo, afectar sistemas de forma colateral através dos seus processos de replicação.
3. Cavalos de Tróia: programas que se disfarçam como software legítimo para enganar os utilizadores a executá-los. Por vezes são anexados a outros programas legítimos (muitas vezes jogos encontrados em sites de pirataria) e executam ao seu lado sem que o utilizador de tal se aperceba.
4. Spyware: Programas que monitorizam a actividade online do utilizador e recolhem informações confidenciais. Estes programas são usados (e instalados) por parceiros ciumentos ou por governos ou serviços secretos que pretendem espiar activistas ou opositores (caso do Pegasus israelita, p.ex.)
5. Ransomware: Talvez a categoria mais perigosa de malware sendo composto por grupos de programas especializados que encriptam os ficheiros e pastas do utilizador ou empresa e que exigem um resgate para desencriptar. Frequentemente, mesmo após pagamento, a chave não é cedida e é recomendável que se optem sempre por fazer backups e restores em vez de alimentar esta máquina criminosa.

Como se pode combater o malware?

Existem várias medidas que pode tomar para proteger o seu computador contra malware:
1. Tenha um antivirus comercial: actualizado.
2. Não instale software a partir de fontes pouco confiáveis (tais como sites e aplicações de partilha de ficheiros).
3. Não clique em links de mails de fontes suspeitas: esta é a principal fonte de entrada de malware. De igual forma, não coloque pens USB no seu computador sem ter previamente a garantia que ninguém além de si lhes teve acesso.
4. Importante: mantenha sempre o seu sistema operativo actualizado. As atualizações de software incluem patches de segurança que podem corrigir vulnerabilidades que seriam exploradas por malware.
5. Muito importante: Faça backup dos seus dados regularmente para discos externos e guarde pelo menos um destes discos noutro local.
6. Tenha passwords fortes, ou ainda melhor, passwords na forma de frases com mais de 12 caracteres e use um gestor de passwords.
7. Confirme se a firewall do seu computador está ligada.
8. Evite usar redes públicas de WiFi: tudo o que ali fizer pode ser escutado por quem tenha acesso às mesmas.

Deve estar ciente de que novas formas de malware são criadas todos os dias. Mantenha-se actualizado sobre as últimas ameaças e tome medidas para proteger o seu computador por forma a prevenir problemas futuros.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella