
A instalação de aplicações móveis nos smartphones requer cuidados para garantir a segurança, privacidade assim como o bom desempenho do seu equipamento.
Dez dicas para ter em mente ao instalar aplicações em dispositivos móveis:
1. Origem confiável: Instale aplicações apenas de lojas oficiais, como a Google Play Store para Android ou a App Store para equipamentos Apple (iOS). Evite instalar aplicações de fontes desconhecidas ou de lojas não oficiais, dado que isso aumenta o risco de entrada de malware no seu smartphone.
2. Avaliações: Antes de instalar uma aplicação móvel, leia as revisões e avaliações de outros utilizadores na loja de aplicações. Isto pode fornecer informações sobre a qualidade, confiabilidade e segurança da aplicação.
3. Permissões: Esteja consciente das permissões que uma aplicação móvel solicita durante o processo de instalação. Se uma aplicação pedir permissões que parecem excessivas ou não relacionadas à sua funcionalidade principal (por exemplo acesso a fotografias ou a geolocalização), considere isso como um sinal de alerta. Se possível, evite instalar aplicações que solicitam permissões desnecessárias ou cujo objectivo não compreende.
4. Actualizações regulares: Mantenha as suas aplicações actualizadas para garantir que tem sempre as versões mais recentes as quais, geralmente, incluem correcções de segurança e melhorias de desempenho.
5. Leia os termos de serviço e a política de privacidade da aplicação: Antes de instalar uma aplicação, leia os termos de serviço e a sua política de privacidade para entender como é que o fabricante recolhe, armazena e processa os seus dados. Certifique-se de estar confortável com as práticas de privacidade do aplicação e instale-a apenas nessa condição. Recorde-se de que se algo é gratuito é porque o produto são os seus dados.
6. Passwords e bloqueios: Configure passwords ou a autenticação biométrica (duplo factor) para proteger o acesso às aplicações. Isto adiciona uma camada extra de segurança que pode ser crucial em caso de perda, furto ou roubo do equipamento.
7. Actualizações do sistema operativo: Mantenha o sistema do seu dispositivo sempre actualizado, uma vez que as actualizações geralmente incluem correcções de segurança urgentes e/ou importantes.
8. Segurança do dispositivo: Use soluções de segurança móvel, tais como antivírus e firewalls. Isto pode ajudar a proteger contra ameaças de segurança e hackers em geral.
9. Consciência de phishing: Esteja atento a e-mails, mensagens de SMS ou pop-ups que solicitam informações pessoais ou as suas credenciais. Não clique em links suspeitos e evite fornecer informações confidenciais a fontes não confiáveis.
10. Desinstalação de aplicações não utilizadas: Remova aplicações que não utiliza regularmente ou que deixou de usar de todo. Desta forma irá reduzir o risco de vulnerabilidades de segurança e libertar espaço no dispositivo.
Deixe um comentário