Em novembro de 2023 já tínhamos alertado os portugueses e as autoridades para a actividade criminosa de um grupo de burlões que usando o Scam dos “Falsos Empregos”. Na altura o processo usado abordava as potenciais vítimas através da base de dados de contactos do WhatsApp exfiltrada por hacker nos últimos anos. A versão actual “evoluiu”: agora as vítimas são contactadas pelo Telegram (para onde depois do contacto inicial eram encaminhadas as vítimas).

O contacto inicial é feito por um bot que, após a potencial vítima escrever “sim” encaminha para um segundo contacto que, já é humano, e conduz a verdadeira operação que via, como no scam de novembro para “investimentos” em criptomoedas.

O operador humano que usa o nome “Linda” e o username “maria257461” e uma fotografia de uma utilizadora do Instagram. Nesta operação registada no dia 27.01.2024 usava um IP da rede Telegram para obscurecer a sua presença mas foi possível determinar que se encontrava em Londres e tinha um domínio mínimo da língua portuguesa de Portugal.

Para saber mais:
https://cidadaospelaciberseguranca.com/2023/11/26/alerta-scam-de-trabalho-remoto-utilizando-lista-exfiltrada-do-whatsapp-e-telegram-em-portugal/
https://www.forbes.com/sites/jackkelly/2023/06/01/fake-job-scams-are-becoming-more-common-heres-how-to-protect-yourself/

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella