Todos e cada um de nós pode fazer mais e melhor para ser ciberseguro.

1. Utilize a autenticação por múltiplo factor em todas as contas de todas as aplicações que utiliza e onde esta opção está disponível. Seleccione os produtos e serviços em função da existência ou não do MFA. Uma password não é suficiente para garantir que está ciberseguro. Use apenas passwords complexas, mude-as regulamente, use passphrases em vez de passwords e instale gestores de passwords protegidos por MFA.

2. Tenha sempre os seus computadores e telemóveis actualizados com todos os updates disponibilizados pelos fabricantes. Tenha especial cuidado com as actualizações dos seus web browsers

3. Pense – sempre – antes de clicar num link/URL. Mais de 90% dos ataques de ransomware resultam de campanhas de phishing por email em que para além dessa actividade se procuram recolher dados pessoais que depois podem ser usados para adivinhar as suas passwords.

4. Use passwords muito complexas ou, idealmente, um password manager pago que gera e armazena de forma segura como LastPass, NordPass, PassCamp, Dashlane, RoboForm ou o 1Password.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella