Todos aqueles que mantêm sites wordpress alojados em plataformas terceiras ou em instalações nas suas próprias máquinas já foram confrontados como pedidos de atualização e se sentiram tentados a ignorá-los ou, pior, a adiá-los continuamente. Pois bem: não faça isso: Os Updates são nossos amigos. E são nossos amigos por várias razões:

A segurança é, de longe, a maior razão para manter o seu site sempre na última versão. 40% de todos os sites na Internet correm em wordpress e esse número sobe a 1% por ano, consistentemente, desde 2019 sem dar sinais de abrandar. Isso torna-o (como o Windows) num alvo interessante para qualquer grupo criminoso.

Por outro lado, como o WordPress é um projecto de código aberto, isso significa que os bugs podem ser detectados mais cedo mas também que podem ser descobertos por hackers e estarem a ser ativamente explorados sem que mais ninguém os conheça. Mas quando alguém descobre o bug e o resolve o seu papel é usar essa descoberta antes que alguém, mal intencionado, o faça por si. E atenção que isto não se aplica apenas ao próprio WordPress mas a todos os plugins e themes que tiver instalado. Na verdade: quanto mais contido for nestas expansões: melhor. Porque estas tendem a ser mais inseguras e mal mantidas que as oficiais e que o próprio WordPress.

Para além de mais segurança atualizar o seu site em WordPress também lhe trará novas funcionalidades, ganhos em desempenho e correcção a bugs da plataforma. Uma atualização poderá também aumentar a compatibilidade com algum plugin que já tenha mas também a poderá diminuir introduzindo problemas novos pelo que a deve testar antes e procurar confirmar o estado de compatibilidade de cada plugin antes de actualizar a sua solução.

Para actualizar o WordPress:
O WordPress tem um mecanismo próprio que alerta para a existência de actualizações ao seu core, plugins e themes. Este mecanismo lista as actualizações existentes e apresenta-as quando se loga no Dashboard dando-lhe depois a possibilidade de as instalar através do clique num único botão.

Alternativamente pode usar um plugin para receber por mail esses alertas ou configurar o WordPress para se manter actualizado de forma dinâmica e automática. Esta opção contudo, não é desejável, já que o processo deve estar sob o seu controlo para minimizar downtime e incompatibilidades.

Deixe um comentário

Contacte a CpC para pedidos de ajuda, orientações, conselhos e propor iniciativas:

Anterior

Your message has been sent

Atenção
Atenção
Atenção
Aviso!

“A cibersegurança é a arte de proteger a informação digital sem restringir a inovação.”
— Satya Nadella